Dicas para comprar um caminhão novo
Primeiramente, faça um bom planejamento financeiro e pesquise com calma até encontrar o modelo ideal com as melhores condições de pagamento — lembre-se ainda de que é preciso tomar cuidado com "ofertas imperdíveis" que pareçam oportunidades de ouro.
Se o veículo apresentar uma condição "boa demais para ser verdade", muito provavelmente não será mesmo. Então, como dissemos, nesse momento é válido contar com a ajuda de um bom mecânico e com um contador de confiança.
Também não se esqueça de consultar os programas do governo de incentivo à compra de caminhões novos. Tanto os governos do estado como o governo federal oferecem programas para motoristas que desejam investir, sejam empresários que já atuam no mercado administrando frotas ou empreendedores autônomos que buscam fazer um investimento para melhorar e ampliar os negócios.
Por fim, prepare com antecedência toda a documentação exigida e faça o test drive em locais diferentes, para garantir que o veículo atende às suas demandas.
Dicas para comprar um caminhão usado
Embora o valor a ser desembolsado para adquirir um veículo usado seja consideravelmente menor, ainda é importante fazer um planejamento financeiro sólido, assim como pesquisar com calma e encontrar o modelo ideal, com as melhores condições de pagamento.
Para isso, consulte diferentes concessionárias e dê preferência para lojas especializadas, pois assim, você reduz ao mínimo o risco de cair em algum tipo de golpe. E, especialmente no caso de veículos usados, conte com os conselhos e avaliação de um bom mecânico. Aqui, a inspeção do veículo deve ser minuciosa, atenta aos detalhes do veículo, como lataria e peças.
Além disso, ao comprar caminhões usados, os cuidados na avaliação e procedência do veículo devem ser redobrados. O histórico do veículo é o principal fator que definirá se é um bom negócio adquiri-lo. Se você perceber qualquer esforço do proprietário para ocultar defeitos e danos passados do caminhão, não feche o negócio.
O cuidado com a documentação deve ser redobrado, para garantir que o veículo não tem pendências e dívidas, que podem futuramente gerar transtornos. Faça, também, o test drive e se certifique que o veículo atende às suas expectativas!